Culto de BI

Sobre

Soluções de Excelência para a sua empresa


A Culto de BI nasceu a 6 de Janeiro de 2014 em consequência de uma necessidade do mercado em apresentar soluções simples, que tragam valor e que não sejam orientadas à tecnologia, mas sim ao negocio. Este posicionamento permitiu que neste momento a empresa tenha merecido a confiança de mais de 50 empresas nacionais e internacionais.

Contamos com uma equipa de 10 elementos e destacamo-nos pela nossa paixão, qualidade das soluções simples e de alto retorno que desenvolvemos.

Temos os nossos escritórios em Portugal (Porto & Lisboa) e com clientes ativos não só em Portugal, mas também Irlanda, França e Angola. Planeamos em 2018 entrar em novos mercados.

Missão

A missão da Culto de BI é a de criar soluções simples que ajudem as empresas a tomarem decisões cada vez mais assertivas, resultando na otimização de recursos, aumentando o seu valor e competitividade.

Valores

Honestidade | Transparência | Profissionalismo | Integridade | Dedicação | Amizade e Respeito por todos os clientes e colegas de trabalho

A nossa equipa conta, em média, com mais de 10 anos de experiência na implementação de soluções de apoio ao negócio e demonstramos uma enorme vontade de consolidar cada vez mais o nosso espaço no mercado nacional e internacional.

Temos uma enorme paixão pelo que fazemos e por essa razão sentimo-nos uns verdadeiros privilegiados. Somos uma equipa com espírito inovador e com uma enorme energia positiva.

Regularmente participamos em eventos de comunidades nacionais e internacionais e temos desde há alguns anos uma forte ligação a diversas universidades onde o tema de BI é explorado.

A Culto de BI tem uma estratégia muito própria e diferenciadora.
O nosso modelo de negócio tem provado ir de encontro à procura de mercado e tem todas as condições para continuar a crescer de forma sustentada e satisfazer as necessidades dos nossos clientes.

O que nos diferencia?

- A proximidade que temos com os nossos clientes através da postura e iniciativas diferenciadoras.
- Adaptamos a tecnologia ao negócio, e não o contrario.
- Experiência e capacidade de solucionar problemas.

Subscreva a nossa newsletter

Culto de BI

Business Intelligence

O conceito de BI está relacionado com a capacidade de fornecer informação de qualidade e rapidamente a todos os meios organizados de tomada de decisão (estratégica, táctica e operacional), tornando-a mais competitiva.
O conceito de BI foi oficialmente registado em 1989 por Howard Dresner, mas as práticas inerentes a ele sempre tiveram presentes, com mais ou menos eficácia e com com mais ou menos tecnologia associada.
A tecnologia deverá garantir conectividade e suporte aos componentes de um sistema de BI (estratégia, processos e pessoas) que ajudará os decisores a garantir a gestão racional dos seus recursos, medir os resultados da estratégia adoptada, monitorizar os seus processos de negócio, bem como fazer simulações/análises “what-if” para saber como reagir, dependendo dos vários cenários futuros considerados.
A intuição dos agentes de decisão baseada na sua experiência de vida assume um papel muito importante, contudo, estas decisões necessitam cada vez mais de ser suportadas por factos que permitam um planeamento e previsão mais precisos.

Pesquisa
Relatório
Análise
Decisão
Ação
Valor
Culto de BI

Manufacturing Execution Systems

O conceito de Sistemas de Execução de Fabricação (MES – Manufacturing Execution Systems) está relacionado com os sistemas cujo foco é a capacidade de operar nas diferentes etapas de produção, como por exemplo, gestão e controlo de definições de produtos ao longo de todo o ciclo de produção, planeamento de recursos, execução, controlo e despacho das ordem de produção, análise de produção e gestão de indicadores da Eficiência Geral de Equipamento (OEE - Overall Equipament Effectivences) ao nível do factory floor.
O MES fornece informações, sincronizadas e em tempo real, que ajudam os decisores a entender as condições atuais no factory floor e a procederem a otimizações e ajustes no seu planeamento e execução para melhorar a produção e dessa forma aumentar o rendimento e produtividade.
As ferramentas de planeamento de recursos empresariais (ERP - Enterprise Resource Planning) podem ser usadas para gerir a produção, mas não dão resposta nem controlo relativamente à sua execução.
Desta forma o MES pode ser visto como um passo intermediário e complementar na gestão industrial entre um sistema de controle de processo e a aquisição de dados dando a hipótese de atuar diretamente sobre o processo de produção, em tempo real, de uma forma mais rápida, mais eficiente.

Culto de BI

Serviços

Distinguimo-nos pela experiência e paixão na implementação de soluções de apoio à decisão (Business Intelligence - BI)
controlando todas as fases desde a definição do problema até à entrega do produto final.

Business Intelligence (BI)

De um modo simplificado, o que fazemos nas nossas soluções de Business Intelligence é criar soluções que permitem extrair um maior conhecimento do negócio.
Trabalhamos maioritariamente nestas soluções com administradores, directores e chefias intermédias, adaptando a tecnologia ao negócio e não o contrario.
Genericamente, recolhemos informação espalhada por multiplos sistemas e disponibilizamos-a em forma de conhecimento para que estes tomem decisões baseadas em factos e menos em intuições.

Manufacturing Execution Systems (MES)

Manufacturing Execution Systems, ou simplesmente MES, é o termo usado para designar os sistemas focados na gestão das atividades de produção.
Estes sistemas podem ser vistos como o “BI” das fabricas, onde informação que é recolhida em tempo real, promove a otimização de todas as etapas da produção, recolhendo informação crucial como o OEE (Overall Equipment Effectiveness), Uptimes, Rastreabilidade, entre muitas outras.

Investigação e Inovação

Sentimos o dever de ajudar as empresas a investigar, testar e avaliar tudo o que surge de “novo”.
Anualmente lançamos um centro de investigação/inovação para materializar isso mesmo, mas também para ajudar com novas ideias, novas abordagens a conseguirmos apresentar novidades que permitam os nossos clientes a optimizar o seu negócio.

Formação Personalizada

A partilha de conhecimento é uma das nossas prioridades.
Esta pode ser comprovada pela participação da nossa equipa em diversas universidades e eventos.
Os nossos clientes reconhecem esta nossa abordagem ao mercado, e veem-nos como parte das suas proprias equipas, não hesitando para os orientar na manutenção e evolução dos sistemas em melhoria continua, como os que nós implementamos.

Culto de BI

Notícias

Fale connosco

Contactos

info@culto-de-bi.pt

Porto (Sede)
ANJE - Rua Paulo da Gama
4169-006 Porto

Lisboa
Av. Elias Garcia, 10 – 1Dto
1000-149 Lisboa